sábado, abril 16, 2005

O Faz Tudo e Fernando de Mascarenhas

Por mão amiga, chegou ao Faz Tudo um livro: "Sermão ao meu sucessor" , de Fernando de Mascarenhas - Marquês de Fronteira.
"Testamento" ético/estético àquele que designou como seu sucessor.
Não é sobre os conceitos de conservação, preservação, recuperação ou reconstrução, que faz e diferencia ao Sobrinho António, seu sucessor nos destinos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, que se vai pronunciar.
Admirando-O desde há muito, embora nunca tenha sequer visto ao vivo (apenas e tão só pela televisão ou rádio), o Faz Tudo ficou ainda mais fã de tal figura do nosso mundo intelectual.
A formação académica em filosofia, de Fernando de Mascarenhas, fê-lo apontar caminhos que são igualmente apanágio da vida do autor destas linhas.
Assim, o aconselhamento ao seu sucessor, do aceitar mesmo que provisoriamente, a opinião doutrem como ponto de partida duma reflexão, que o seu pensamento deve ser flexível, o que não significa ser inconstante ou inconsciente, que deve fazer bem a destrinça entre a razão e a emoção, equilibrá-las e decidir ,que deve ouvir os outros e acima de tudo tomar as suas opções,no tempo, metodológicamente pensadas, são bases simples duma maneira de viver e conviver numa sociedade, que o Faz Tudo, infelizmente acha cada vez mais é egoista, egocentrista, umbigo-dependente!
Deste lugar singelo, vai o profundo reconhecimento ao "cidadão- aristrocata", que, por aquilo que sabe e vai ensinando, representa tão condignamente a alma Lusa genuína! e ainda por o pôr a pensar de novo naqueles conceitos, já de si tão caros a este Faz Tudo!
Defender, proteger e divulgar a estética (qualquer que ela seja), com ética, deve fazer parte de todos nós a todo o momento!
Pena tem o Faz Tudo de não ver, essencialmente a primeira parte do livro, servir de "missal", a tantos que por aí andam armados em ensinadores do povo!
Bem haja Fernando Mascarenhas.
Tive o prazer de O conhecer melhor!

2 comentários:

graziela disse...

também me revejo nos conceitos ….”a opinião doutrem como ponto de partida duma reflexão, que o pensamento deve ser flexível o que não significa ser inconstante ou inconsciente, que deve fazer bem a destrinça entre a razão e a emoção, equilibrá-las e decidir……”.
e, obrigada por estar por aí.
um abraço
graziela

Anónimo disse...

Obrigado ao Faz Tudo e à "mão amiga", que não só lhe passou o meu "Sermão" como me deu o endereço do seu site.

Obrigado pelas gentilíssimas palavras que me dedicou no seu "blog".

Um abraço

Fernando Mascarenhas

Free counter and web stats