quinta-feira, março 24, 2005

O Faz Tudo e os seus 14 anos

Que engraçado!
O Faz Tudo lembrou-se, agora mesmo, que em tempos que já lá vão andou no Liceu Alexandre Herculano ( só para rapazes), no Porto.
Morava perto da estação dos comboios, Campanhã e o trajecto entre casa e o liceu era feito a pé (ia-se para todo o lado a pé!).
Ainda demorava a chegar cerca de 20 minutos, num andar rápido, próprio de um miúdo andarilho.
Claro que a viagem de “regresso”, essa era bem mais demorada!
Duas hipóteses havia para o trajecto:
Rua do Heroísmo
Rua Pinto Beça.
A diferença residia em que na primeira, existia o Liceu Rainha Santa (só para raparigas)!
E era ver os miúdos mais atrevidotes a “piropar” às moçoilas, sempre mais espigadotas nas respostas.
Ali perto havia uma tabacaria, onde para dar um ar mais “velho” e “sabidão”, o Faz Tudo e amigos, compravam uns cigarritos avulso que enjoavam, mas não desistiam!
Foi em esquinas perto, ou mais para a frente no Jardim de S. Lázaro, onde pontificava o também conhecido Colégio Esperança (só para meninas!), ou duma maneira mais ousada, num passeio até às Fontainhas, que muitos namoricos começaram e... acabaram... ou não !
Ao Sábado à tarde havia as sacramentais formaturas da Mocidade Portuguesa, seguindo-se de encontros pseudo-fortuitos, lá para perto da Rua de Stª. Catarina, ou bebericando um “chiquíssimo” chá, na sua preferida confeitaria, a do Bulhão!
É pois, por essa altura, que socialmente se começa a ser “independente”, é aqui que se começa a delinear quem serão os companheiros e é desses que quantas vezes não voltaremos a ver, nunca mais nos olvidamos!
O Faz Tudo não vai citar nomes!
Mas há um que não consegue varrer-se-lhe da cabeça! Tocava piano a sério! Andava no conservatório e dava concertos já de casaca vestido! Nunca mais lhe pôs a vista em cima! Enfim! Desencontros na vida!
E então ir nessa altura, de gravata para parecer mais velho, ao cinema que era para maiores de 18 e só se tinha 14? Que aventura!
O Faz Tudo ainda lembra que o 1º filme para adultos que viu, sem o ser, era protagonizado pela Brigite Bardott!

Que sensações!
A Matemática e a História tinham tempo para serem estudadas!

Por aí andou o Faz Tudo a iniciar-se na vida! Não de estudante, porque essa já vinha mais de trás, doutro liceu, o Camilo Castelo Branco, lá para a capital de Trás-os-Montes, onde outras histórias foram vividas e que ao serão, um dia, contadas serão!

Sem comentários:

Free counter and web stats